sexta-feira, 7 de março de 2008

Saiba como estamos sendo enganados...

VEja o asburdo, orixás, ogum, yemanjá nas escolas... bablorixá convidado para ensinar...‏

A lei 9475/97 impede qualquer tipo de proselitismo dentro das escolas?

A lei 9475 de 22 de julho de 1997, de 9 de janeiro de 2003.

Art. 33 – O ensino religioso, de matricula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

Assegurando o respeito á diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

$ 1. Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para definição dos conteúdos do ensino religiosos {...}

$ 2. Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para definição dos conteúdos do ensino religioso.

A lei 10.639/2003 obriga as escolas ensinarem sobre as religiões afro exclusivamente??

No estado do PE as escolas públicas de ensino fundamental receberam o seguinte livro como material de trabalho....

Livro: Educando pela diversidade Afro brasileira e Africana.

Editora dinâmica

Autor: Jorge arruda
1º Página 148 – A sugestão para dinâmica de aula e convidar um Yalorixá ou um babalorixá para explicar como se dá o mito fundante da religião de matriz afro.
2º das páginas 37 a 52, temos desenhos de entidades como: Yemanjá, omulu, oxumaré, oxum, ogum, oba, logunede, oxossi, exú com direito a (trindente e tudo),yansã, nana, xangô outros mais... cada entidade tem seu desenho ali representado, Como deve ser saudado e sua área de atuação ou domínio.

2º Na página 74 há um Artigo sobre o afoxé e suas ligações com o candomblé e culto aos orixás.
3º Na página 80 o professor Lindivaldo Júnior, cita em entrevista ao MP de Pernambuco que os adeptos de religiões cristãs muitas vezes fazem piadas e humilhações as chamadas “religiões de matriz” que a mídia trata as religiões afro como coisa do mal, demoníaca{...}.

O professor diz também que os políticos privilegiam o cristianismo em troca de votos.

4º Na página 236 fala-se que graças a nova lei 10.639/2003 no Amapá os professores, educadores e gestores poderão bater seus atabaques e sue agogôs, no sentido de informar, e celebrar seus ancestrais dentro dos espaços de aprendizagem.
5º A dinâmica na página 192, a sugestão é que as crianças devem fazer pesquisa na comunidade para saber se há algum terreiro que funciona como escola...

Outra dinâmica da (pág. 147) incita conseguir CD – Divino Cacuriá de Dona Teté (batuqueira e rezadeira) para fazer dinâmicas de grupo, danças, batuques das caixas na sala de aula{...}

6º Uma das pérolas negras citadas no livro (pág. 210) é a Matilde Ribeiro - ex - ministra da igualdade racial que gastou R$ 171 500 em um cartão corporativo, fazendo pagamentos em bares, free shops, restaurantes... Claro não foi só ela, mas, como afro descendente ela não fez nada diferente dos demais políticos.

7º Somos convidados a gritar com os negros nos terreiros, na umbanda, no candomblé, nas ruas, nas escolas do Rio de Janeiro, nas favelas para que “tenhamos flores no coração”

8º além do mais há erros como: “na academia que ele se possam ser ajudados” (pág 178) dentre outros.

O Livro é cheio de fotos de batuqueiros em cerimônias afro, não enfatiza a importância das roupas, linguagem ou outra parte da cultura material...

**Incrivel, é para refletir e se preocupar muito**

angel.

Um comentário:

Eu disse...

hehe adoro ler anedotas da para rir nao da