quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Discussão que rolou ontem, sobre Blog no RADARCULTURAL




O uso didático dos blogs foi discutido hoje à tarde, no Campus Party, durante a palestra da professora de inglês Bárbara (Bee) Dieu. Foi a necessidade de preparar os alunos para uma nova realidade que fez com que ela se dedicasse ao ensino on-line. "A maior parte das apresentações é on-line e eu estou sempre de pijama", brincou.

O blog é pra ela uma das melhores opções para o aluno exercitar os conhecimentos do novo idioma sem a obrigatoriedade das tarefas tradicionais. Como professora de língua estrangeira, Bárbara sempre quis que os alunos interagissem fora da sala de aula. "O vocabulário de sala de aula é totalmente artificial. Os blogs permitem que os alunos se expressem de uma forma livre, sem imposição de nota para passar de ano", afirmou.

Para Bárbara, os blogs são ferramentas poderosas de educação pela internet porque através deles os alunos estabelecem uma identidade on-line que serve de portfólio acadêmico e profissional, além de ter a troca de informação facilitada. Quem ensina e quem aprende tem mais liberdade para se manifestar na web do que no ambiente da escola tradicional. Dá para ficar mais à vontade.
“Afeto e carinho são a melhor forma de banda larga e interatividade do mundo. Clicou ali, reagiu aqui”, brincou Marcelo Tas durante um bate-papo sobre interatividade com o produtor musical Miranda e a VJ da MTV Luiza. Com o palco principal do 1º andar lotado, toda intervenção engraçadinha era aplaudida entusiasticamente. E elas foram várias, principalmente de Miranda, que até encenou videozinho de fantasma do YouTube.

Nos vários momentos sérios, os três falaram sobre o passado, presente e futuro das mídias e da relação das pessoas com elas, e como esses conceitos de tempo se confundem hoje em dia. “O povo hoje vive falando de coisas do futuro, que o Radiohead é o futuro, mas eles são o passado. Sabe-se lá o que será o futuro, o que vão inventar”, disparou Miranda. “Mudam os meios, a mensagem não. Com os novos meios cabe a nós inventar e espalhar as coisas. Quem não quiser inventar que espalhe, quem não quiser espalhar que consuma”, completou.

Os blogs também entraram na pauta. Tas, um dos principais blogueiros do país, lembrou que muitos deles têm audiência semelhante a programas famosos da TV aberta. E que, desta maneira, ganham uma força incrível. “A credibilidade dos blogs tem crescido muito. Um artigo do Wall Street Journal comentou que nas eleições presidenciais americanas deste ano os blogs são mais influentes que marqueteiros”, exemplificou. A realidade é que, cada vez mais, os internautas tem capacidade de comparar as informações que encontram na rede. “Cada um é filtro de si mesmo”, finalizou Luiza.

Em meio a um ambiente de descontração, o diretor da Campus Party fez um grande discurso (em forma de pergunta) sobre a descriminalização do download P2P. “Sou eu emprestando permitindo que outras pessoas ouçam as minhas músicas, assim como era quando emprestava-se o vinil para um amigo.” Respondendo, Miranda profetizou: “crime é você não deixar as pessoas ouvirem música, lerem livros, impedir o acesso à cultura.”

Vale a pena assistir esta semana a partir da 20:00hs canal 2 - Cultura, ta rolando tb palestra e amostra de robotica. Sensacional.

angel.

Nenhum comentário: