domingo, 6 de janeiro de 2008

Os vasos e o oleiro

Não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericordia (...) A fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua Glória em vasos de misericórdia, que para Glória preparou de antemão, os quais somos nós". (RM 9.16,23).
Jó exigia de Deus oportunidade para defender-se e queria argumentar com Deus para provar-lhe que estava agindo errado com ele. Vemos aqui que ponto o orgulho do homem é capaz: ele tem a ousadia de contender com Deus.
Em Romanos 9 Paulo fala disso, ao comparar Deus a um oleiro que do mesmo barro faz vasos de ira e de misericórdia. Os vasos de misericórdia, os cristãos, manifestam a glória de Deus; e os de ira, os incrédulos, estão destinados à perdição. No entanto, Deus é longânimo e espera que os vasos de ira conheçam Sua misercórdia, arrependam-se e O recebam. Nós também precisamos usar de misericórdia com eles. Por vezes tomamos conhecimento de coisas abomináveis que certas pessoas fazem; no entanto não cabe a nós julgá-las em nosso coração - Deus é Juiz sobre toda a terra. O mais importante é que elas tenham a oportunidade de conhecer a salvação.
Éramos vasos de ira como todas as pessoas. No entanto, Deus nos fez vasos de misericórdia para manifestarmos Sua Glória e ser Seu Povo. Por isso, não temos razão nenhuma para nos orgulharmos nem para discutir com deus, como Jó fazia. Devemos viver como o Senhor Jesus, que se submetia totalmente à vontade do Pai. Não há razão para contendermos com Deus, pois Ele tudo faz com sabedoria. Se formos sábios simplestmente nos submeteremos à Sua vontade, confiando Nele.
Deus nos abençoe, hj e sempre.
angel.

Nenhum comentário: